O Teatro  como ferramenta para aprimoramento da Oratória 

 

… E aí, de repente, um “branco”!

Falar em público afeta o seu humor?

O humor sofre influência  não só pelo o que nos acontece, mas também pela maneira  exagerada e disfuncional  como interpretamos aquilo que nos acontece… Muitas  vezes por um único “branco” em nossa apresentação, ele acaba por nos desestabilizar completamente.

Quando argumentamos espontaneamente nossas ideias sentimos bem estar  e isto, claro,  resulta em autoestima e nos fortalece, diferente de quando ficamos ansiosos e receosos e não conseguimos organizar os pensamentos de maneira lógica e, neste caso, um simples erro acaba por nos desequilibrar. E assim, as mãos ficam trêmulas, às vezes suadas e o corpo enrijece. Outras vezes caminha-se ansiosamente de um lado ao outro, a mente paralisa afetando a memória e consequentemente tudo o que foi planejado para se falar é bloqueado e o pânico acontece…. E  estes são uns dos relatos recorrentes entre os participantes  e costumam  ser sintomas do medo de errar  e também de ser rejeitado publicamente. O Curso procura trabalhar com você exatamente isto, para que se possa planejar  sua apresentação, utilizar as técnicas da Oratória e também improvisar com espontaneidade, a partir do seu jeito de ser, administrando-se emocionalmente.

Há vários tipos de orador: introspectivos, falastrões, acanhados, didáticos, analíticos, contadores de casos, agressivos, ansiosos, animados. Parar de reclamar das falhas do temperamento é importante, relevante também é concentrar-se nas coisas boas de sua personalidade para que assim se possam trabalhar as insatisfações enquanto orador. Um bom ponto de partida é reconhecer que uma insatisfação é apenas um inicio, não pode ser um fim. Você esta insatisfeito com sua Oratória? Pratique, então, para transformar o que lhe incomoda.

Nossa aversão exagerada ao risco acaba por nos impedir de avaliar  a situação específica que vivenciamos e não prestamos atenção no que temos de fato de positivo, em termos de temperamento, para oferecer. Será, de verdade, arriscado e grave errar ao falar publicamente ou mais grave e mais  arriscado à nossa autoestima não falar porque não queremos errar?! A ansiedade surge deste conflito interno. Praticar, portanto, é a solução!

Um aluno  ao fazer seu primeiro contato com o curso,  disse-me: – Quase não me inscrevi -. E completou: – Mas estou aqui agora falando contigo… Era defesa minha! Cheguei a conclusão, disse ele, quem se inscreve é porque tem uma causa, uma necessidade, e eu tenho uma! –

  • E, você, tem necessidade de trabalhar sua comunicação?

Medo de falar em público é muito comum e este curso busca atender esta demanda. E meu intuito ao desenvolver aqui este texto é estimular você  a  superar suas dificuldades para que  possa se expressar publicamente com mais tranquilidade e prazer. Enquanto muitos  esquivam das experiências novas com medo de errar, outros aceitam a missão de relacionar bem com o desconhecido, torço para que você seja um destes que anseiam pela auto superação deste problema pessoal.

Este Curso de Oratória e Retórica, com seus onze anos de existência, tem como objetivo aumentar as possibilidades de prazer e alegria ao se expressar; desse modo, oferece condições ao participante de se familiarizar com os conceitos práticos da boa comunicação em público através de atividades  teatrais, buscando  administrar a timidez e, a partir daí, a  maneira de expressar do aluno; além disto,  é também fundamentado na terapia cognitivo-comportamental.

Vamos juntos nesta?

Seja bem-vindo (a)!

Inscrição:

Investimento:

Valor do curso: R$380,00 à vista.

O pagamento poderá  ser realizado por transferência bancária, boleto, cartão débito

ou parcelado no cartão de crédito.

Parcelado:

Botão do PagSeguro para efetivar a compra (Boleto, Débito ou Crédito):

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Que tipo de incômodo falar em público mais lhe aborrece? 

  •  Quando você se ruboriza diante dos outros.
  • Ao gaguejar.
  • Quando você percebe suas mãos frias e trêmulas.
  • É “ter um branco” e não conseguir ir adiante.
  • Não saber onde colocar as mãos.
  • Não ter controle do caminhar durante o tempo que você fala.
  • O olhar das pessoas sobre você.
  • Não saber olhar para o público quando você está falando.
  • Falar ao microfone.
  • Falar diante da câmera.
  • Ao se perder no raciocínio e não saber voltar a ele.

Todas estas situações são muito comuns para quem se propõe a falar em público. O segredo? Praticar-se, para administrá-las melhor. Concorda?

Procedimento:

São 8 aulas particulares online de duração  entre 1h a 1h e 1/2 dependendo do desenvolvimento e ritmo da aula;   pelo Google Meet ou Zoom, Whatsapp ou Facebook em dias e horários a combinar.  Uma aula por semana, o que significará 8 semanas  (2 meses). 

Programa:

  1. A organização do discurso e abordagens discursivas de convencimento;
  2. Leitura em público;
  3. Argumentação e os três elementos da Retórica.
  4. Estudo dos estilos de pensamento, raciocínio lógico e falácias;
  5. Improviso para exercitar a espontaneidade, rapidez de raciocínio, senso de humor e administrar a timidez;
  6. Estudo da voz;
  7. Exercícios para aprimorar a  comunicação verbal (intensidade, volume e tonalidade da voz, pausas, ritmo) e a comunicação não verbal (olhares, gestos, emoções, posturas);
  8. Storytelling  (Como contar uma história). 

A quem se dirige:

Pessoas  que tenham necessidade de um curso prático para obtenção  de  bom desempenho na comunicação  oral  e que esteja atrelado às práticas teatrais para  se exercitar a espontaneidade, criatividade e uma melhor administração emocional durante a apresentação pública.

Obs.:

  •  O curso deverá ser concluído no prazo limite de dois meses após a data de compra.
  • Certificado quando requisitado pelo aluno.

Raimundo Porto

Professor e administrador do Curso  “Oratória-Teatro & Coaching”. Formado em Desenho e Plástica, fez Cursos de Teatro em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador e cursos de extensão de Oratória, Coaching e  Psicologia. Como ator  recebeu o Premio Martim Gonçalves em 1982, cedido pela TV Aratu – BA e e Menção Honrosa  (Teatro Hebraica de Laranjeiras – Rio de Janeiro) pela direção de um espetáculo em 1991.  –  WhatsApp: 71 99171-8425

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s