Ao praticar é que aprendemos.

O medo do improviso ao falar em público atrapalha bem nossa vida. Ele adia projetos, desejos e necessidades básicas. Passamos a vida temendo em ouvir tal frase: “Eu não lhe avisei….?!” E assim desenvolvemos internamente uma ansiedade e um medo de errar algumas vezes, incalculável. Neste treinamento  buscamos contra argumentar a frase acima com um novo raciocínio:  Eu não lhe avisei que é permitido falhar ?! É no erro que aprendemos, é com a falha que crescemos e é com o tropeço que encontramos nossa real identidade para resolvê-lo. Todos nós sabemos disto, não? Este Treinamento também …. E os treinos com isto possibilitam-nos a praticar e transformarmos. O fato de ter errado publicamente e termos superados muitas vezes nos dá  a liberdade e firmeza em nos afirmar: arrisquemos! Quando conseguimos colocar em palavras o que estamos sentindo, o sentimento fica sob nossa administração. Evitemos ser uma presa de qualquer indiferença e de julgamento alheio. Saber aceitar uma rejeição com graça é essencial a todos nós. Se  não administramos este tipo de deficiência hoje, corremos o risco de possível danos profissionais no futuro. A visão que temos de nós mesmos torna-se ‘clara’ somente quando somos generosos conosco, olhamos para  nós com generosidade.  Quem olha para fora, com base nos  valores do outro: sonha, compara e frustra-se; quem olha para dentro de si com afeto, desperta!

Algum tipo de insatisfação pessoal  lhe impede de avaliar suas reais qualidades?

É possível! Insatisfação pessoal nos cega e  impede de percebermos o que  fazemos de bom.  Timidez também nos dificulta de enxergar as ‘possibilidades’ que a vida nos tem oferecido. E aí nos frustramos porque não conseguimos crescer como pessoa e como profissional. Claro, para crescermos dependemos de uma boa convivência com o outro e conosco. Administrar melhor nossas emoções, nos ajuda a  ter uma identidade com mais viço, brilho e vigor. Atividades teatrais normalmente nos ajudam neste sentido. Elas trabalham nossas emoções, os sentimentos e  humor.

Se deseja saber mais sobre insatisfação pessoal crônica, clique na página: https://fazendoteatro.com/insatisfacao-cronica-pessoal/

Dê um ‘chega pra lá’ neste seu medo. Administre-se emocionalmente.

Você não superará todas as suas dificuldades neste Treinamento, entretanto terá oportunidade de administrá-las e adquirirá uma nova e mais positiva referência de si em momentos de exposição. É claro que depois de concluído os treinos aqui e ali ocorrerão algumas recaídas de pânico devido a alguma exposição no cotidiano, porém você terá as experiências do curso como ferramentas para refletir e resgatar sua autoestima.

Evite afogar-se na tigela

Como sabemos se estamos resistindo a algo? Excesso de julgamento é um bom sintoma para avaliarmos esta resistência …. Ouse !

Quem não lida emocionalmente bem com sua inteligência tem tendência a se exceder em preocupações e zelos diante de qualquer situação nova, do tipo que acaba facilmente se afogando numa tigelinha, isto é, dramatizando excessivamente as situações. Eu lhe proponho trabalhar o seu senso de humor para que não fique simplesmente focado no problema e sim, nas soluções. O humor é  uma ferramenta imprescindível e todos nós o temos, cada um a sua maneira. Venha descobrir o seu jeito ! E só quando o pensamento brinca que as boas ideias chegam. Boas ideias para resolvermos nossas importantes questões pessoais e profissionais. Nossos treinos neste curso incentivam este espírito brincalhão. O aprendizado assim é facilitado.

Plante a semente. Surpreenda a si mesmo.

Plante a semente de alguma renovação em você.  O medo nunca resolveu nada. Use sua coragem. A coragem contagia. Use-se !!!

 

 

Temos a tendência  em associar “baixa autoestima” a ter problemas em aceitar nossas características físicas e no entanto baixa autoestima está relacionada à falta de confiança em si  mesmo, dificuldade em reconhecer nossas conquistas, medo de rejeição, má administração da timidez, tendência a adiar projetos e  vontades, hábito de  se comparar aos outros, perfeccionismo, medo de se expressar publicamente, insatisfação pessoal crônica  e sensação de incapacidade. Portanto, pratiquemos  nossa identidade no mundo!

O curso é uma ponte e não um fim.

No Treinamento  a superação das dificuldades não significa que o problema  deixou de existir, significa  que ele não controla tanto mais a nossa vida.

semeando

Não se supera medos e ansiedade com poucos treinos! E eu acredito que nem em um ano de qualquer treino, porque este é um exercício de amor próprio para a vida toda.E ansiedade é um traço de temperamento da pessoa, o importante é administrá-la bem. Meu interesse e vontade é possibilitar ao outro, à você, plantar em si a semente da transformação através do conteúdo programático proposto, exercitando-o. Como uma semente o participante precisará cuidar desta administração emocional ao longo da vida.

Nós trabalhamos porque alguém precisa do resultado do nosso trabalho. Renovação é imprescindível caso estejamos tendo um  resultado mau e se você não esta conseguindo falar bem em público e seu trabalho e o seu estudo lhe cobram isto, então,  estará em desvantagem a algum outro colega com melhores resultados que os  seus e consequentemente você estará impedindo que a engrenagem de seu sistema de trabalho  ou estudo caminhem com fluidez. E não desejamos isto para nós. O que desejamos sempre para nós é ter um bom marketing pessoal no ambiente onde trabalhamos e estudamos. Você pode se ajudar neste curso ao trabalhar novas características suas que até então lhe eram desconhecidas e isto lhe fortalecerá e agregará mais valor aos seus resultados e à sua apresentação pessoal e profissional.

Os treinos se transformam um teste para você, um meio de se avaliar onde você é forte e onde em você ocorre alguma fragilidade, para a descoberta do quanto você esta livre para exercitar alguma atividade e do quanto está inibido para outras atividades, quais são os seus padrões e hábitos e a partir daí buscar em si um ajuste disto à sua identidade e à sua auto estima.

“O que você resiste, persiste”

Você pode ter muitas dúvidas, tremer de medo, falhar muitas vezes …  E  ainda ter sucesso! Se você decidir participar do treinamento, o ato de administrar qualquer desconforto e ansiedade antes, durante e depois da primeira aula faz parte do processo terapêutico dos treinos. Então, reconheça suas defesas ao vir pra aula, encoraje-se e apareça! Saia da defensiva. Não resista! Este pode ser um primeiro passo para outros que poderão vir a seguir ….  E boa Oratória para você, se assim você se determinar. Conte com você ….. E comigo!

Caso tenha  interesse por mais informações sobre o curso, clique nesta página: https://fazendoteatro.com/como-este-treinamento-pode-lhe-ajudar/

Abraço.

assinatura

 

Programa do Treinamento:

Treinos  de oratória, aprimoramento de postura, movimentos, gestos, expressão das emoções, desenvolvimento de habilidade para improvisar e lidar com imprevistos, exercício de apresentações com espontaneidade e impacto e renovação pessoal, fundamentados pela terapia cognitivo-comportamental.

 

24993285_866878980147386_8216861892457516037_n

 

1. Treinos de Oratória em Grupo

Abordagens sobre Técnicas de Memorização

Oratória – Apresentação de um tema (introdução, desenvolvimento e conclusão)

Oratória individualizada e em grupo / Storytelling (técnica para se contar história)

Falar sem constrangimento / Construir uma imagem confiante / Driblar o ‘branco’

Dosar cacoetes e vícios / Gesticular com naturalidade e obter postura adequada / Seduzir ouvinte indiferente / Estudo do olhar confiante e cativante

Contornar situações inesperadas / Responder a perguntas com espontaneidade e segurança / Corrigir a linguagem e ampliar o vocabulário

Falar e ler em pé ou sentado / Coordenar as ideias de maneira lógica

Língua Portuguesa: prática da língua padrão / Avaliação de vícios de linguagem

Ações da fala: quando o dizer é fazer

Aprender a se ouvir e ao outro / Como dar uma aula

Apresentações com microfone e sem microfone e gravadas para análise / Relação com a câmera em apresentações públicas: oratória/cenas teatrais e monólogos.

Reconhecimento do estilo de expressão verbal e corporal de cada aluno apontado pelo instrutor  para se adquirir profundidade e personalidade nele.

Exercício prático de liderança e como se comportar numa reunião de trabalho.

Marketing Pessoal / Fortalecimento da auto estima e auto eficácia  / Exposição de um ponto de vista e conscientização do conflito de interesses

2. Treinos de atividades teatrais

Jogos variados de improviso (trabalha-se rapidez de raciocínio, observação, destravamento de emoções, intuição, descontração, propriocepção, etc)

Construção de personagem / Monólogos (trabalha-se emoção, voz: ritmo, intensidade e entonação da fala, noção de espaço físico, propriocepção, etc)

Construção de cenas de textos teatrais: comédia e drama ( trabalha-se emoção, o contracenar, observação, propriocepção, etc)

O humor, como instrumento de uma boa comunicação. / Exercício da força do olhar para atingir uma expressão desejada.

Improviso de um julgamento jurídico (defesa/acusação e juri).

Simulação de reunião de trabalho.

  1. Treinos de Leitura em Público

Técnica para Leitura em público (sentado, em pé e com microfone)

  1. Treinos de expressão corporal e ritmo

Ritmos / Improvisação rítmica / Expressão Corporal

  1. Treinos de Voz

Projeção da voz / Volume, ritmo, entonação e intensidade da voz / Caixas de ressonância / Uso adequado do microfone

Também

Trabalhamos no Teatro & Oratória como num Processo de Coaching. O que seria isto? São metas de mudanças pessoais e profissionais que se quer atingir, mas se precisa do treino para obtê-las. O Instrutor de Coaching facilita o treinamento fazendo com que a pessoa encontre o caminho por si mesma, utilizando para isso um processo de aprendizagem e autoconhecimento.

Feedback – Avaliação de desempenho a cada encontro dos pensamentos, emoções e comportamentos recorrentes oriundos do medo e da ansiedade ao falar em público, tendo como base os fundamentos da terapia cognitivo-comportamental e também estratégias para reformular a mente e atingir resultados com melhor desempenho profissional, social e afetivo. / Módulo 2 se assim a turma requisitar. O conteúdo programático do módulo 2 envolve aprofundamento da retórica, storytelling, oratória e jogos de improviso / Atestado de participação quando requisitado pelo aluno.

 

teatro oratória pra timidos

 

 

 

 

 

 

50 comentários em “Ao praticar é que aprendemos.

  1. Bom dia Em SP onde é o curso e valores, por favor. Tenho interesse aos sábados. Att Fabio Barelli 11 97671 9732

    1. Fabio, sairemos de viagem por outras capitais com o curso e não temos ainda previsão para São Paulo. Mas a turma de domingo iniciou-se dia 10 de setembro, caso se interesse descontaríamos o valor da primeira aula. Abraço. Elison.

    2. Bom dia!
      Em Salvador onde fica?
      Qual valor?

      Olá
      Boa tarde.
      Veja a página neste site referente a Salvador, tem as informações que necessita. Abraço.

  2. Olá. A sua instituição desenvolve esse trabalho com adolescentes na faixa dos 14, 15 anos? E de que lugar do país é a sua escola? Desde já, agradeço.

    Enviado do meu iPad

    >

  3. Gostaria de saber o endereço ou telefone de contato do curso, o valor, os dias e horários do curso
    obrigada?
    ________________________________

    1. Luci, boa noite.
      Estou sem saber através de sua mensagem onde você reside para lhe dar as informações que solicitou, estamos avaliando demanda para Rio, Salvador e Belo Horizonte no momento atual. De qualquer maneira você tem acesso a valores e local no menu do site, ok?
      Abraços.
      Raimundo

  4. Boa tarde, moro em SP zona sul e gostaria de saber onde posso fazera este curso, o vou do investimento e o site para mais informações.

    1. Elizabeth, o site que procura é este mesmo que você me enviou a mensagem. Tem duas páginas de cursos em São Paulo com os valores e locais.
      Aos domingos a partir de 11/3 das 14 às 18hs na Rua Loefgren 1015 perto do Shopping e metrô Santa Cruz e às terças das 19 às 22 hs na Avenida Paulista próximo ao Trianon.
      A inscrição é feita aqui no site e pagamento no primeiro dia de aula.
      Abraços.
      Raimundo

  5. Vem para Goiânia!!! Quero e preciso muito fazer esse curso! Alguma previsão de ter turma em Goiânia?

  6. Bom dia, sou de Maringá – PR, gostaria de saber se tem turma próximo, estarei em SP dia 08/04 eu poderia participar dessa aula?

    1. Raissa, não entendi muito bem sua msg. Estamos avaliando demanda para uma turma aos sábados das 13.30 às 18.30 horas. Caso somente esteja disponível dia 8/4 poderia participar da turma de domingo das 14 às 18 horas e depois frequentar a turma de sábado.
      Abraço
      Raimundo

  7. Bom dia,meu filho tem 10 anos ele gosta muito de atuar mas eu não estou conseguindo arrumar um curso pra ele aqui no Rio de janeiro me ajudem por favor .

  8. Tenho interesse no curso, moro em Belo horizonte

    Kleber, escolha uma das turmas oferecidas em BH. Temos duas. Neste site procure as páginas referentes a Belo Horizonte.
    Abraço. Raimundo

  9. Olá, eu estou interessada em fazer o curso de oratória em São Paulo e gostaria de saber preços e grade de horário?

  10. Boa tarde! Interesse público r curso teatro e liderança . Acredito este curso pode me ajudar a trabalhar os meus pontos a melhorar quando falamos em interação em público e construir uma ideia e saber repassar

  11. Olá! Qual a próxima turma em.sao Paulo ? E os valores?

    No próximo domingo iniciaremos uma nova turma.

  12. Tenho 56 anos e quero fazer esse curso p perder timidez e enfrentar público
    Gostaria saber p ano que vem se terá curso SP

  13. Ola,

    Tenho interesse em realizar o curso. Vocês ja tem o cronograma para o ano que vem?

    Muito obrigado.

    Vinicius Ribas

  14. Oi, boa noite! Para 2019 tem previsão de turma para Brasília ou Goiânia?
    Ou em outra cidade, que seja sábado e domingo seguidos?
    Quero muito fazer o curso, mas as turmas que estão com inscrições abertas os dias de realização pra mim dá certo.

    1. Boa noite.
      Disponibilizamos turmas tanto em Goiânia quanto Brasília este ano, porém a demanda esteve bem baixa.
      No momento teremos no Rio de Janeiro o treinamento em 3 sábados consecutivos a partir de 27/4 das 8.45 às 14hs. Abraço. Raimundo

      1. Não fiquei sabendo, que pena!
        A questão de serem sábados seguidos eleva o custo com transporte pra mim. Dificultando a participação.

  15. Boa noite! Gostaria de saber se já tem uma agenda para Belo Horizonte? Gostaria muito de fazer o curso? Qualquer coisa me chama no whatsapp 31998437100

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s